sexta-feira, maio 30, 2008

.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
A C ack of ence
de
.
Renato Ferrão
.
a partir das 22h
.
+

.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
lançamento do livro:
O Passeio – outras estórias
de
.
Rui A. Ribeiro (edições 50Kg)
.
no
Uma Certa Falta de Coerência
até 29 de Junho
.

terça-feira, maio 27, 2008

segunda-feira, maio 26, 2008

quinta-feira, maio 22, 2008

aqui o SNI

Fica bem essa fraqueza, fica bem, que o povo nunca a desmente. A alegria da pobreza está nesta grande riqueza de dar, e ficar contente. É uma casa portuguesa, com certeza! É, com certeza, uma casa portuguesa!
























nessa altura quais eram as suas referencias artisticas?


vou dizer uns nomes, mas digos sempre diferentes, tanto faz. há dias que acordo mais para o bruce neuman, outros para a louise bourgeois e outros para o rembrandt, depende do dia. nao tenho a particularidade de me identificar com uma corrente artistica.


considera que o legado de marcel duchamp e da pop art tem uma influencia importante na sua obra?


tem uma influencia importante como tem rubens, por exemplo. depende de onde se coloca o ponto da questão. a pintura é uma coisa que me influencia muito, e o desenho tambem. estudei desenho sete anos. a pintura o desenho a forma como se observa, como se olha, a maneira como se representa sao coisas muito particulares na minha obra e que tem a ver com a pintura classica. claro que marcel duchamp é uma personagem importantissima, mas há uma grande parte da obra dele com a qual nao me identifico nada.


Ncontrast e joana vasconcelos, 2008

domingo, maio 18, 2008

blindness V

"Be surprised and wait, Blind yourselves and be blind; They become drunk, but not with wine, They stagger, but not with strong drink. For the Lord has sent on you a spirit of deep sleep; and by him your eyes, the prophets, are shut, and your heads, the seers, are covered." Isaiah, 29:9-10
.
Erwin Olaf, from series Chessmen / Squares, 80's .

sexta-feira, maio 16, 2008

Optometria (ainda) e contos de fada

'A verdade era bela
mas doía nos olhos



mas doía nos lábios
mas doía no peito
dos que davam por ela'.




imagem: FaryTales, B.Listopad

texto: Sebastião Gama

quinta-feira, maio 15, 2008

R. Rauschenberg


R. Rauschenberg, 1925-2008 (Franciscan II, 1972)

terça-feira, maio 13, 2008

The Blind Man


Marcel Duchamp, Capa para "The Blind Man" No.1 (April 1917)

segunda-feira, maio 12, 2008

blindness IV




.
.
.
.
.
.

.
.
.
.
.

.
.
.

P. Strand, 1917
(re-post)

sábado, maio 10, 2008

...?


(blindness IVI




Sophie Calle, Os Cegos, 1986

Um rosto. As respostas depois da pergunta "Qual é a sua imagem de beleza?". Uma fotografia do que foi descrito.

C. Pompidou-pdf

Publicada para Intruso Quarta-feira, Maio 10, 2008

quarta-feira, maio 07, 2008

terça-feira, maio 06, 2008

(blindness III)








Novo Bonsai, 7 Maio, 21:00, Fábrica do Braço de Prata, Lx
Filipe dos Santos Barrocas, Novo Bonsai Vol.1, projecção na sala Visconti

"o sentir pelo tacto é (…) o principal meio de reconhecimento, que funciona quando há contacto com estranhos (…) Este processo em que é usado o sentir corresponde, por assim dizer, à cerimónia de apresentação entre pessoas, na alta sociedade da Spaceland, «Tenho muito gosto em pedir que sentis o meu amigo, o Sr. Fulano de Tal, e que aceiteis ser por ele também sentido»" Edwin A. Abbott, Flatland
Numa determinada realidade, numa cega realidade, o toque é a forma primária de percepção. Numa realidade distinta, condicionada por valores que impõem a distância, é a ultima etapa. Nesta experiência, procurando contornar o senso comum, dois desconhecidos, sobem a um palco vendados e nus, descobrem-se e estabelecem um diálogo táctil. música: Henry Leone Johnson

domingo, maio 04, 2008

Nathan Coley


["I have more faith in my plumber than I do in the eternal being. Plumbers do a good job. They keep the shit flowing." Charles Bukowski]

sábado, maio 03, 2008

blindness II



R. Magritte, Les Amants
François Rosseau, Campanha Publicitária (Renova), 2005/06
P. Brueghel (o Velho), A Parábola dos Cegos
. 1568